Para evitar problemas, é muito importante manter a pressão dos pneus indicada pelo fabricante do veículo. Diferentemente do que se imagina, a borracha é um material permeável e o ar acaba escapando, mesmo se a válvula estiver perfeita. Existe uma grande diferença no comportamento do veículo se os pneus estiverem murchos (com menos pressão) ou mais rígidos (com mais pressão). Antes de o fabricante determinar a pressão do pneu, vários fatores são estudados até alcançar um equilíbrio. Por isso, é importante que a calibragem dos pneus esteja dentro dos parâmetros estabelecidos pelo manual do proprietário.
Fatores observados
Os principais fatores observados no projeto de um carro em relação à pressão dos pneus são:
- o peso que terão que suportar;
- a medida – se for de perfil baixo, a pressão deve ser maior;
- o conforto para os ocupantes;
- a economia de combustível;
- a durabilidade dos componentes do veículo;
- a segurança – esse fator pode alterar o comportamento dinâmico do carro.
Vazios
Rodar com os pneus vazios aumenta as chances de as rodas amassarem, já que a superfície do pneu se deforma com mais facilidade e a roda pode ser danificada facilmente. Se o impacto for muito grande, além da roda, a suspensão pode ficar comprometida. Como nestas condições existe maior dissipação da energia, o consumo de combustível aumenta. Quando a pressão dos pneus está baixa, o desgaste é irregular (concentrado na extremidade externa do pneu), além de ficar impedido de levar muita carga para o peso não deformar demais os pneus. Por fim, se estiver muito vazio, o pneu pode até sair do aro.
Cheios
Se o motorista deixar os pneus cheios demais, o conforto fica comprometido porque eles passam a não absorver as imperfeições do piso. E esse impacto também compromete a durabilidade de outros componentes. Nessas condições, os pneus também sofrem desgaste irregular (concentrado no meio), além da perda de aderência. A única vantagem de deixar a pressão mais alta é a redução do consumo de combustível que, devido aos vários outros pontos negativos, não vale a pena.
Automático
Alguns veículos tem um sensor que monitora a pressão dos pneus. Para saber a pressão, basta o motorista conferir no painel de instrumentos Se a pressão estiver abaixo da recomendada ou o pneu estiver furado, este sistema emite um alerta.
Depois de saber mais sobre a calibragem, como estão os pneus do seu carro? Visite o Diego do Auto Center Pai e Filho, verifique a situação do seu carro e dirija com segurança.
Fonte: vrum.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário