quarta-feira, 15 de abril de 2015

9 carros legais do passado que não têm substitutos

Embora tenhamos hoje, no Brasil, vários carros modernos em diversos segmentos, com motores mais eficientes, mais potentes e cheios de tecnologia embarcada, algumas lacunas parecem vazias. No passado, produzimos aqui carros que não têm versões equivalentes, como os compactos de tração traseira, os conversíveis e que tinham projeto totalmente nacional. Reunimos alguns exemplos que marcaram época e que, até hoje, deixam saudade. 

Volkswagen Fusca


O pequeno besouro veio de série com um item que poucos conseguem: carisma. Com seu design compacto, linhas arredondadas que o diferenciavam do que existia na época, fácil manutenção e preço acessível, ele praticamente motorizou o Brasil. 

Chevrolet Chevette


O Chevette coleciona uma legião de fãs. Principalmente por sua tração traseira. Ele era um carro fácil de manobrar – já que o eixo dianteiro não portava o conjunto de tração – e a capacidade de esterçar era enorme. Sem contar o desenho de linhas limpas que antecipou a abolição quebra-vento. 

Ford Escor XR3 conversível


Objeto de desejo e status este conversível marcou época. Foi o primeiro conversível nacional fabricado com o aval de uma grande montadora feita em parceria com a Karmann-Ghia do Brasil Projetos Especiais. O motor era 1.6 a álcool, com 82,9 cavalos, que nem de longe fazia jus a esportividade que ele irradiava. 

Dodge Charger RT


Equipado com motor de alta compressão de 215 cv, foi fabricado no Brasil até 1980, utilizando a carroceria do Dogde Dart como base. Ostentava uma série de acessórios como diversas versões da grade frontal, extensões na coluna traseira – para parecer mais esportivo – teto em vinil na mesma cor do acabamento da cabine e, opcionais como rodas Magnum e pneus radiais. O exemplar brasileiro tinha detalhes exclusivos que nem modelos americanos e australianos possuíam. 

Ford Corcel I


Ele chegou em 1968 para ser uma opção de carro popular da Ford. Era econômico, macio, praticamente não dava manutenção e tinha ótimo espaço interno. Ele conseguiu irritar seu concorrente direto, o VW 1600 TL, com muitas inovações mecânicas que seu rival não possuía. 

Chevrolet Opala


Também chegou em 1968, mas para abocanhar uma faixa do mercado de carros médios de luxo. Foi o primeiro carro nacional da Chevrolet no Brasil com quase um milhão de unidades produzidas. Conquistou forças policiais e militares, além de frotas de taxistas pela confiabilidade e fácil manutenção, pelo conforto e ampla janela – graças a ausência da coluna B. Foi usado até como carro de corrida nas versões com motor de seis cilindros. 

Volkswagen SP2


Apesar de não ter a melhor aerodinâmica para um esportivo e nem um motor condizente com a proposta – era equipado com um 1.6 de 72 cv – o SP2 chegou com um design muito interessante. Um Volkswagen totalmente diferente do que existia na época, com projeto brasileiro – independente da divisão alemã da Volks – e com acabamento de primeira.

Ford Landau


Em uma época em que as importações de modelos luxuosos eram escassas no mercado brasileiro, a Ford mostrou qual era sua interpretação de um verdadeiro “carro de luxo nacional” com a apresentação do LTD Landau. Caro, bonito, confortável e com um sofá inteiriço na dianteira, o carrão fez brilhar os olhos da elite no Salão do Automóvel em São Paulo em 1970. Baseado no Galaxie, ele passou a ser equipado com o motor 302 de 5 litros, mais leve e potente, já utilizado pelo Maverick. 

Volkswagen Kombi


Os atributos da van da Volkswagen são muitos, mas as principais características que fizeram da “Velha Senhora” um mártir dos veículos é sua versatilidade aliada ao preço acessível. A “Kombosa” chegou ao Brasil em 1953 e tamanho sucesso de vendas acabou ganhando produção nacional quatro anos mais tarde. Embora o visual permanecesse praticamente intocado, ela foi se modernizando ao longo dos 56 anos de vida, porém, a obrigatoriedade do uso de airbags e ABS decretaram seu fim. A Kombi ainda não possui um substituto à altura. Uma pena!

Deu saudade, né? O Auto Center Pai e Filho cuida do seu carro e ainda te mantem informado. Venha nos visitar!


Fonte: carros.ig.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário