Os carros foram projetados para enfrentar qualquer tipo de temperatura, mas alguns problemas podem ocorrer com mais facilidade nos dias de temperaturas mais baixas. Com a queda nos termômetros, alguns sistemas e componentes são mais exigidos e se torna mais fácil a ocorrência daquele “choquinho” quando o motorista ou passageiro encosta na carroceria do carro. Saiba como cuidar da manutenção e evitar esse e outros incômodos.
DE ARREPIAR
O choque é provocado pela carga acumulada no corpo, devido ao atrito da roupa com o tecido do banco. Por isso, ele não precisa movimentar o veículo para levar esse choque, basta que entre e saia do carro. Embora varie de 20 mil a 30 mil volts, a descarga é de baixa amperagem e, por isso, seu efeito é apenas um “arrepio”.
Para reduzir ou evitar o incômodo, o motorista deve tocar a carroceria – parte metálica – antes de colocar o pé no chão, pois, dessa forma, a carga acumulada será dividida entre seu corpo e a carroceria. O uso de roupas de tecidos sintéticos e sapatos solado de borracha facilitam o acúmulo de energia estática.
AR-CONDICIONADO
Na época do frio, são poucos os motoristas que se lembram de ligar o ar-condicionado, pelo menos uma vez por semana. Isso é importante para evitar o ressecamento das mangueiras, para fazer o gás circular pelos dutos e prolongar a durabilidade do sistema.
TANQUINHO
Não é a toa que o sistema chama-se partida a frio. E é no inverno, com somente etanol no tanque, que esse dispositivo é mais exigido. Por isso, não se esqueça de abastecer regularmente o tanquinho – fica no compartimento do motor – com gasolina Podium, que mantém as propriedades por mais tempo. Atenção: quando a gasolina do reservatório está acabando, uma luz amarela com símbolo de uma bomba de combustível acende no painel.
EVITANDO A CHUPETA
Em qualquer época do ano, o sistema elétrico deve ser mantido em ordem, mas, nos dias mais frios, essa manutenção é mais importante, porque as temperaturas mais baixas tendem a diminuir a velocidade de reação dos componentes químicos da bateria e isso faz com que ela não consiga fornecer a mesma potência em relação aos dias mais quentes.
Além disso, no frio o motor exige mais da bateria para pegar de manhã, pois o combustível tem mais dificuldade para vaporizar ao entrar na câmara de combustão e pode demorar mais para pegar. Recomenda-se verificar sempre o estado da bateria, conferindo se não está na hora de trocá-la. Lembre-se: a partida é o momento de maior consumo de energia da bateria e o frio torna essa tarefa bem mais difícil para a bateria, já que os fluidos ficam menos viscosos, como o óleo do motor, e os componentes mecânicos apresentam folga menor. Por isso, é bom pisar sempre na embreagem para não exigir tanto do motor de arranque.
Com as temperaturas caindo, está na hora de fazer aquela revisão geral no seu carro. Procure o Diego e a equipe do Auto Center Pai e Filho e tenha certeza do melhor serviço no seu veículo. Venha nos visitar.
Fonte: vrum.com.br
Imagens: Free Google
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