Logo ao girar a chave para dar a ignição, uma série de luzes se acende no painel, indicando a condição de diversos sistemas do carro. Quase todas devem se apagar quando o motor é ligado, mas, se permanecerem acesas, indicam que pode haver problemas em algum sistema. Por isso, é importante conhecer o que cada uma delas significa e o que fazer caso algo esteja errado. Veja abaixo as luzes mais comuns do painel, o que indicam e as providências a tomar, caso seja necessário.
- RESERVA
Essa luz se acende quando o nível do combustível no tanque fica baixo. Em geral, restam cinco litros, quantidade suficiente para procurar um posto.
- ESP
Se ficar acesa após a partida, indica falha no controle de estabilidade. Quando o ESP entra em ação, ela pisca freneticamente.
- BATERIA
Mostra se há alguma falha, como perda de tensão, na parte elétrica. Se acender com o motor ligado, é sinal de falhas na bateria, alternador ou regulador.
- INJEÇÃO
Indica problemas na injeção eletrônica ou mesmo combustível de má qualidade. Se perceber acesa, procure uma oficina de confiança com urgência.
- ÓLEO
Se acender ou ficar piscando, é preciso parar imediatamente. Essa luz indica perda de pressão do óleo, causada por possível vazamento.
- FREIOS
Permanecerá acesa enquanto o freio de estacionamento estiver acionado. Também pode indicar que há vazamento de fluido.
Tem alguma luz piscando no seu carro? Procure agora mesmo o Diego do Auto Center Pai e Filho e faça uma revisão no seu veículo.
Fonte: estadao.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário