Carro foi feito para rodar. Mas, em certas ocasiões, como longas férias, é impossível levá-lo na mala. Se não dá para deixá-lo aos cuidados de alguém de confiança para rodar ao menos alguns quilômetros a cada quinze dias, vale cercar-se de alguns cuidados para que o “abandono” não resulte em um belo prejuízo.
Saiba que deixar o carro parado por um mês já pode resultar em pequenos inconvenientes. Com muito tempo sem rodar, os pneus podem acabar ficando “quadrados”, os sistemas de embreagem e freios colados, o ar-condicionado perde a eficiência, a gasolina vence e a bateria vai ficar sem carga, o que pode desprogramar algumas funções importantes do veículo.
Quem já deixou o carro sem usar por algumas semanas, esquecido na garagem, sabe que o veículo não gosta de ficar parado. Vale destacar que os automóveis são projetados para circularem com frequência e, por isso, se ficam estacionados por muito tempo, começam a gerar vários problemas. Preste atenção a algumas dicas para que ele esteja inteiro e à sua espera na garagem.
- UMA SEMANA
Não precisa adotar qualquer cuidado especial.
- UM MÊS
Geralmente, não ocorrem maiores problemas, porém, acrescente algumas libras a mais no pneus antes de deixar o carro guardado para que ele não fique “achatado” na parte em contato com o chão. Ao voltar a rodar o carro, calibre os pneus. Dependendo da lista de equipamentos do veículo, a demanda por energia pode chegar a descarregar a bateria. Se o veículo ficar exposto ao tempo, use uma capa para proteger a pintura e os vidros.
- MAIS DE UM MÊS
Desligue a bateria para não deixá-la descarregar; evite usar o freio de estacionamento para não grudar a pastilha ao disco ou a lona ao tambor – para fazer isso, o local deve ser plano e o dono não deve esquecer-se de calçar o veículo e engrená-lo; abasteça o tanque e o tanquinho com gasolina Podium, que tem maior prazo de validade; calibre os pneus com 20 a mais de pressão do que a recomendada, para evitar que eles fiquem deformados.
- SEIS MESES OU MAIS
Para preservar os pneus, coloque o carro sobre cavaletes. Mantenha o mínimo de combustível, ou seja, apenas o necessário para dar a partida e levar o carro para reabastecer. Troque o filtro e óleo do motor. Para evitar o ressecamento dos anéis de vedação do circuito do ar-condicionado ligue o sistema pelo menos uma vez por mês. Se isso não for feito, é possível que o problema ocorra e gere uma despesa inesperada de manutenção.
Tem dúvidas sobre deixar o carro parado? Consulte o Diego do Auto Center Pai e Filho e saiba o que fazer para ter seu carro sempre em dia.
Fonte: vrum.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário