Ninguém precisa ser um especialista em mecânica para saber que o óleo do motor do carro necessita ser substituído de acordo com o prazo ou a quilometragem determinada pelas montadoras. Isso porque o lubrificante trabalha com altas variações de temperatura e está sujeito à presença de resíduos e poluentes resultantes da combustão. No entanto, para sistemas como o da direção hidráulica e de transmissão – que são fechados e atuam sem contato com esses tipos de contaminantes – existem dúvidas quanto à necessidade ou não da substituição de seus respectivos fluídos.
DIREÇÃO HIDRÁULICA
O óleo da direção hidráulica não precisa ser substituído. É bom verificar o nível do reservatório e ficar atento a vazamentos, que neste caso pode ser causado por problemas nas mangueiras ou nas conexões. O nível do óleo deverá ser completado, depois de corrigido o defeito. Ao longo dos anos, parte do óleo do reservatório pode evaporar e o nível deve ser completado. O uso prolongado oxida o produto, mas isso pode ser evitado com o uso de um fluido sintético.
Se o veículo apresentar funcionamento normal, não há motivos para trocar o óleo, porém, alguns fabricantes orientam que o fluido deve ser substituído por volta dos 50 mil km. Sendo assim, o mais importante é seguir a determinação da fábrica.
TRANSMISSÃO
O óleo usado nos sistemas de transmissão – tanto para câmbio manual, quanto para o automático também não tem necessidade de ser substituído, ele pode ser completado caso o nível esteja baixo. No caso do câmbio automático, é usado um óleo mais fino em relação ao da transmissão manual, similar ao fluido indicado para direção hidráulica.
Algumas marcas recomendam a troca do óleo da transmissão automática aos 60 mil km. Dessa forma, o melhor a ser feito é conferir no manual do proprietário a correta indicação do fabricante para cada situação.
Precisando dar uma checada nos níveis de óleo da direção e transmissão? Venha conhecer o Diego e a equipe do Auto Center Pai e Filho e tenha a certeza do melhor serviço.
Fonte: vrum.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário