Airbags são bolsas que inflam rapidamente em caso de acidentes, protegendo cabeça e tórax dos passageiros contra impactos em partes do veículo e entre os próprios ocupantes. É comum pensar que o equipamento é acionado quando ocorre a batida, mas o sistema funciona a partir da variação brusca de velocidade. “A colisão gera uma desaceleração violenta e é isso que aciona o sensor”, explica o professor de Engenharia Mecânica da PUC – RS João Carlos Pinheiro Beck.
O sensor identifica quando a velocidade varia, pelo menos, 20 km por hora em um curto espaço de tempo – como em uma colisão. O dispositivo é uma das três partes principais do airbag. Além dele, tem a bolsa – que infla – e os elementos químicos – que reagem para fazê-la encher.
A partir do sinal elétrico do sensor, inicia-se a reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio. Os compostos oxidam, formando nitrogênio – gás que se expande a uma velocidade de, aproximadamente, 300 km por hora e infla a bolsa em menos de um segundo.
No momento em que o airbag abre, percebe-se a presença de uma nuvem de pó branco no interior do carro. Esse pó nada mais é do que o talco usado para evitar que as dobras do saco de nylon grudem e dificultem a abertura em caso de acidente. A bolsa é cheia de pequenos furos que começa a desinflar logo depois de encher.
Locais possíveis dos airbags
- Ocupantes da frente: volante e painel
- passageiros no banco traseiro: podem estar no encosto dos assentos frontais ou nas portas laterais de trás. Há ainda, os instalados na parte central do assento traseiro para proteger os passageiros de baterem entre si em caso de capotamento ou batida lateral.
Existem também as bolsas tipo cortina, instaladas na tampa do porta-malas. Este modelo serve para impedir que estilhaços do vidro temperado traseiro, principalmente em colisões laterais, atinjam os ocupantes dos assentos de trás.
Machuca
Ainda que proteja contra lesões que poderiam ser fatais, o airbag pode causar ferimentos leves aos passageiros. Isso porque, mesmo que seja uma bolsa inflada, não deixa de ser uma superfície contra a qual o ocupante tem um choque forte. Queimaduras e hematomas leves são comuns quando o equipamento de segurança é acionado. Caso os passageiros não usem o cinto de segurança, os ferimentos causados pelo airbag podem ser maiores.
Cuidados
- Passageiros devem manter o corpo mais afastado dos locais onde estão os compartimentos de airbags frontais.
- O motorista deve manter as mãos na extremidade do volante para que o airbag possa abrir sem dificuldades.
- Nas curvas o condutor deve evitar cruzar os braços, pois o airbag pode causar lesões graves.
- Caronas não devem colocar os pés sobre o painel. Isto dificulta a abertura do compartimento e a expansão da bolsa pode causar ferimentos no passageiro.
- Não coloque objetos que, em caso de acionamento do sistema, possam causar impacto com a bolsa. Atenção com objetos no colo, mãos e boca.
- Não colocar adesivos ou materiais que dificultem a abertura do compartimento do airbag.
-O airbag só funciona uma vez e, após acionado precisa ser substituído. Muitas vezes, implica a troca de outras peças de painel e volante.
Tem dúvidas sobre o airbag? Procure o Diego do Auto Center Pai e Filho e dirija tranquilo.
Fonte: pensecarros.com.br
Imagens: Free Google
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