sexta-feira, 20 de março de 2015

Como comprar carro com mais de 10 anos sem risco de ir direto para a oficina

Quem procura um carro com mais de 10 anos sabe que, provavelmente, encontrará pequenos problemas, como riscos na pintura, um pneu desgastado ou um amortecedor cansado. Mas há sempre o risco de levar para casa um veículo com defeitos graves que, se não identificados no momento da compra, podem custar muito. Escolher um carro em boas condições gera desconforto, é normal e a falta de conhecimento técnico deixa as pessoas inseguras. Por isso, veja abaixo 3 problemas que podem sair mais caros, além de dicas para identificá-los antes de fechar negócio. 


1 – MOTOR CANSADO

É o motor que está com grandes folgas internas, precisando de acabamento final das peças (retífica). Além da perda de potência, o motor fica barulhento, porém, quando o desgaste interno é pequeno, o ruído só é perceptível por especialistas. Outro indicador que o carro está com motor cansado é a cor dos gases que saem pelo escapamento (cinza azulado e não branco ou preto). Isso sinaliza que o veículo está queimando óleo de motor. Fuja destes veículos!


2 – BATIDAS DE GRANDES PROPORÇÕES

É obrigatório erguer o carro na hora da avaliação. Se a peça que estrutura o carro – longarina – estiver soldada, é um indicador de que o veículo sofreu um grande sinistro. Se você identificar a solda, verifique os para-lamas dianteiros e veja se o capuz do motor foi repintado (a superfície fica semelhante à de uma casca de laranja, com aspecto granulado). Existem reparos bem feitos, mas é preciso tomar cuidado: a geometria da suspensão pode estar comprometida, causando instabilidade e desgaste prematuro dos pneus. 


3 – INJEÇÃO COM DEFEITO

Devido ao alto custo, algumas pessoas optam por vender o carro quando diagnosticam um problema com módulo da injeção eletrônica e não contam ao comprador. Carros com esse problema ficam com a luz da injeção acesa. Se perceber o problema, peça para o vendedor fazer o reparo necessário. Depois do conserto, ande pelo menos 30 minutos com o carro para ter certeza de que a lâmpada não voltará a acender. Os aparelhos de diagnóstico (scanners) conseguem apagar a luz momentaneamente, porém se o defeito não foi reparado, ela voltará a acender. 


Se mesmo depois destas dicas você não se sentir confiante, procure o Diego do Auto center Pai e Filho e avalie se vale a pena investir no veículo!



Fonte e Imagens: g1.com.br

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