O banco de couro, além de valorizar, também pode ser uma opção prática – a fácil remoção da limpeza e durabilidade estão entre as qualidades do material. Porém, o couro exige alguns cuidados extras e manutenção permanente. O banco do seu carro não é de couro? Sem problemas. É possível substituir o revestimento de tecidos dos bancos do seu veículo pelo couro. Só fique atento à porcentagem de couro no material escolhido para o novo revestimento. No mercado existem os compostos por 100% de legítimo couro animal, os sintéticos – derivados de petróleo, que são mais poluentes - e os ecológicos, feitos a partir da borracha de seringueiras.
O couro é um produto térmico. Isso significa que ele se adapta à temperatura do ambiente a que for submetido. No verão, ele fica mais quente, podendo acelerar o processo de ressecamento e deterioração gradual do tecido. Para evitar que isso ocorra a saída é deixar o carro longe do sol sempre que possível.
Como manter o couro em perfeito estado?
Brilho e hidratação: originalmente, o couro é um tipo de material de aparência fosca, com leve brilho natural. Passar um pano seco e macio na superfície dos bancos, ao menos uma vez por semana, ajuda a garantir o aspecto de recém-saído da loja. Nas épocas mais quentes do ano, aplique um hidratante, tanto na versão spray quanto pasta. É indicado aplicar uma vez a cada três meses.
Resistência e segurança: o couro é bem resistente por ter fibras entrelaçadas. Mas, confira se o material que você está adquirindo não é inflamável – além de ser ainda mais resistente, não se torna um fator de risco em casos de acidente.
Produtos confiáveis: cuidado com as receitas caseiras para a limpeza. Esqueça as recomendações com misturas de álcool, vaselina, silicone, querosene, entre outros. Muitos deles podem ter ação corrosiva.
Líquidos: caso o couro entre em contato com líquidos como café, leite, refrigerantes, bebidas alcoólicas ou óleo, passe um pano macio e absorvente no local, friccionando levemente. Se mesmo assim a mancha não sumir, umedeça o pano com água morna e sabão neutro e tente novamente. Finalize o processo com um pano seco. O mesmo vale para outros inimigos do material, como chiclete e tinta de caneta.
Praia: a areia e a água do mar podem acelerar o ressecamento do couro, por isso, evite entrar no carro com roupas molhadas ou com areia. Se não tiver opção, forre os bancos com toalhas.
O Auto Center Pai e Filho pensa sempre em como ajudar a manter seu carro em dia. Por isso, temos as melhores dicas. Consulte-nos!
Fonte: pensecarros.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário