Até onde a personalização pode ir? Rodas de 14” ou 15” para modelos populares, liga leve nas versões topo de linha, design exclusivo em séries especiais. Os componentes funcionais ganham cor de acessórios nos anúncios das fabricantes e tomam conta dos desejos de aficionados por carros e motos. Qual a relação entre beleza e funcionalidade – ou até legalidade – das rodas?
No material a diferença é de peso do conjunto e, seguindo as orientações do fabricante com o uso de itens originais, não há problemas na troca. Porém, é preciso levar em conta três pontos: dirigibilidade, velocímetro e sistema de freios. O uso das rodas muito fechadas, por exemplo, quando as originais são raiadas, implica em menos resfriamento do sistema de freios. Isso afeta a eficiência e leva a desgaste prematuro.
Dica: não fuja muito do design de roda original para que o acessório não acabe sendo uma “tampa de panela” e cause problemas.
Pneu maior deixa direção mais dura
Dirigibilidade: é afetada quando o dono do veículo opta por uma roda maior do que a de fábrica. A roda grande fera maior área de contato com a pista, deixando o carro mais duro. Além disso, o conjunto fica mais pesado e o consumo de combustível aumenta.
Velocímetro: como a velocidade é medida pelas rotações por minuto (RPM) do pneu, usar rodas maiores ou menores, afeta a velocidade, sem que a nova quilometragem por hora seja verdadeiramente aferida pelo equipamento. Se a roda é maior, o velocímetro pode indicar uma velocidade, mas o carro está mais rápido do que o indicado. Se a roda é menor, o carro estará mais devagar do que o velocímetro mostra. Riscos: multa por excesso ou velocidade abaixo da mínima na vida, além da falta de tempo hábil para manobras de emergência.
Lei não permite nenhuma mudança
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não permite nenhuma alteração de rodas. Caso a alteração não seja muito grande, é provável que ela não fique aparente na vistoria. Mais do que passar na inspeção do órgão de trânsito, a observação tem a ver com a segurança.
O que deve ser feito?
- O ideal é trocar as rodas por outras de mesmo diâmetro
- o furacão das rodas novas precisa ser igual à das originais
- use acessórios específicos para o modelo
- se optar por rodas maiores, é preciso diminuir o tamanho dos pneus por itens mais baixos para manter o diâmetro final do conjunto
- se o modelo tem versões com tamanhos de rodas similares, como 13” e 14”, é possível faze a troca.
Riscos
- desgaste dos frios por falta de ventilação
- velocímetro com indicação errada de velocidade
- desgaste abreviado da suspensão, com rodas maiores e pneus mais finos, pelo estado das pistas
- carro mais pesado, especialmente se a direção for mecânica, pois rodas maiores têm mais contato com a pista e maior consumo de combustível
Não se esqueça, segurança em primeiro lugar. Procure o Diego do Auto Center Pai e Filho e tire suas dúvidas!
Fonte: pensecarros.com.br
Imagens: Free Google
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