segunda-feira, 23 de março de 2015

Cilindro: o palco principal do processo de combustão


O cilindro é o espaço que forma a câmara de combustão. Dentro dele entra a mistura ar-combustível e é também aí que o pistão corre, comprimindo a mistura, para inflamá-la, e permitindo a expulsão dos gases. 


O número de cilindro não implica necessariamente em economia. O que conta é a capacidade volumétrica, ou seja, as cilindradas. Assim, um motor 1.0, seja três ou quatro cilindros, a princípio, consome o mesmo. Quando há diferença, deve-se ao fato de o primeiro propulsor ser mais leve e ter outra distribuição de pesos, para citar alguns fatores. O que mais interfere na economia é a forma de dirigir. Nesse sentido, um motor 1.4 tende a ser mais econômico que um 1.0, porque esse último é fraco, de potência pequena, e precisa estar sempre em rotação elevada, o que implica em consumo maior. 



Desgaste Natural

A princípio, o cilindro sofre apenas o desgaste natural – quando a manutenção é realizada conforme o manual. Um dos sinais de desgaste é a fumaça branco-azulada, que indica que o motor está “queimando óleo”. Com o uso, o cilindro vai ficando ovalizado na parte interna, o que faz com que o óleo fique na câmara de combustão. O mesmo motivo leva à perda de compressão e potência do propulsor. Uma dica: lubrificantes de qualidade aumentam a vida útil. 


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Fonte: pensecarros.com.br

Imagens: Free Google 



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