O número de cilindro não implica necessariamente em economia. O que conta é a capacidade volumétrica, ou seja, as cilindradas. Assim, um motor 1.0, seja três ou quatro cilindros, a princípio, consome o mesmo. Quando há diferença, deve-se ao fato de o primeiro propulsor ser mais leve e ter outra distribuição de pesos, para citar alguns fatores. O que mais interfere na economia é a forma de dirigir. Nesse sentido, um motor 1.4 tende a ser mais econômico que um 1.0, porque esse último é fraco, de potência pequena, e precisa estar sempre em rotação elevada, o que implica em consumo maior.
Desgaste Natural
A princípio, o cilindro sofre apenas o desgaste natural – quando a manutenção é realizada conforme o manual. Um dos sinais de desgaste é a fumaça branco-azulada, que indica que o motor está “queimando óleo”. Com o uso, o cilindro vai ficando ovalizado na parte interna, o que faz com que o óleo fique na câmara de combustão. O mesmo motivo leva à perda de compressão e potência do propulsor. Uma dica: lubrificantes de qualidade aumentam a vida útil.
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Fonte: pensecarros.com.br
Imagens: Free Google
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