Apesar de algumas dicas de segurança parecer óbvias, elas costumam ser muito negligenciadas pelos proprietários de carros. E é exatamente aí que os criminosos encontram brechas. Listamos abaixo as principais medidas contra roubos e furtos de veículos. Confira!
1 – Use o bom senso ao escolher o local para estacionar
A melhor opção é sempre deixar em um estacionamento fechado, porém, quando não houver alternativa e for preciso parar na rua, evite lugares com pouca iluminação e vazios. Estacionar em ruas iluminadas e em frente a prédios com vigias pode inibir a ação do ladrão. Se for estacionar o carro durante o dia, considere como o local pode ser durante a noite. Ruas de comércio podem ser muito movimentadas durante o horário comercial e desertas após.
2 – Não deixe nada dentro do carro
Qualquer objeto pode atrai a atenção do ladrão, até mesmo uma sacola vazia. Acessórios como suporte de GPS, carregadores e afins costumam ser vistos como evidências de que o carro pode ter objetos de valor.
3 – Não cole adesivos que exponha informações pessoais
Adesivos como o de uma faculdade particular, por exemplo, pode atrair o ladrão. Assim como os de um time, que pode levar algum torcedor fanático a depredar o carro. Adesivos femininos também são um atrativo, caso o objetivo do assaltante seja abordar uma vítima mais vulnerável.
4 – Não guarde documentos no carro
Boletos bancários, cartões e correspondências podem ser usados pelos ladrões para acessar sua conta ou planejar um roubo à sua casa. A carteira de motorista e o documento do carro também não devem ficar no interior do veículo, pois caso o carro seja levado, o ladrão terá mais facilidade para usar seu veículo e tentar vendê-lo.
5 - Certifique-se de que o carro foi trancado
Este é um dos principais equívocos cometidos por motoristas. Mesmo em paradas rápidas como posto e padaria, é fundamental trancar as portas e fechar os vidros.
6 – Utilize dispositivos de segurança visíveis e equipamentos modernos de segurança
Chaves interruptoras e trancas de direção são alguns dos dispositivos que podem desencorajar a ação do ladrão. Bloqueadores, rastreadores e localizadores são alguns dos equipamentos de segurança mais eficazes na prevenção de furtos e roubos. O bloqueador, em uma tentativa de furto, bloqueia a ignição ou a bomba de combustível, por exemplo.
7 – Evite dizer a manobristas e flanelinhas em quanto tempo você retornará
Muitas vezes depois de estacionar o veículo, os flanelinhas e manobristas perguntam quanto tempo o motorista vai demorar a voltar. O ideal é falar que só vai entregar alguma coisa e já volta. Se o objetivo for furtar o veículo, o ladrão pode desistir ao saber que não terá tempo para agir com tranquilidade.
8 – Cuidado com falsos mecânicos
O golpe pode acontecer de duas maneiras. A primeira ocorre quando o ladrão faz uma “gambiarra” no carro e, ao tentar dar a partida, o proprietário não consegue. O ladrão aparece se apresentando como mecânico a aproveita a situação para roubar o veículo. A segunda acontece quando o ladrão se aproxima do motorista para informá-lo sobre um suposto defeito e diz que pode ajudar a consertar. Ao encostar no veículo, o criminoso conclui a ação. Se não conseguir dar a partida ou tiver outro problema, procure assistência especializada e jamais aceita a ajuda da assistência que você não contratou.
9 – Evite deixar a chave com lavadores e vigias de estacionamento
Nem sempre é possível, mas eles podem fazer cópias rápidas das chaves sem o proprietário perceber.
10 – Não namore dentro do carro
Principalmente a noite e em lugares desertos. A orientação está entre as principais sugestões de prevenção a roubos de veículos da Polícia Militar de São Paulo.
11 – Se for transitar por locais desconhecidos, planeje seu itinerário
Caminhos desconhecidos podem levar o motorista a entrar em locais perigosos. Antes de ir a lugares que você nunca esteve antes, pesquise o trajeto.
12 – Em semáforos mantenha-se distante do carro da frente
Mantenha uma distância segura do veículo da frente para ter mais visibilidade e espaço caso seja necessário arrancar o carro repentinamente.
13 – Fique atento antes de entrar na garagem da sua casa
Preste atenção na rua, calçadas e esquinas. Se você notar algum comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia.
O Auto Center Pai e Filho se preocupa também com a sua segurança. Por isso, sempre traz dicas úteis para o seu dia a dia e para o seu veículo.
Fonte: exame.abril.com.br
Imagens: Free Google