A suspensão é um dos principais itens do automóvel, por influenciar em aspectos como a segurança. Sua função é controlar as oscilações da carroceria, suavizando os movimentos produzidos pelas molas, proporcionando estabilidade, conforto e boa dirigibilidade.
Os principais sinais de problemas na suspensão são ruídos e excesso de vibração na direção. Entre as consequências, há desgaste excessivo e irregular dos pneus e prejuízo ao conforto e à dirigibilidade – e, neste caso, também da segurança.
O motorista pode tomar alguns cuidados para não prejudicar a suspensão. Evite trafegar em vias esburacadas e passe por lombadas com o veículo reto. Isso preserva a originalidade da suspensão.
As peças que formam o conjunto de suspensão são amortecedores, coxins, buchas, bandejas, bieletas, molas, barras estabilizadoras e pivôs. A verificação do amortecedor, item mais importante do sistema, deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, em geral. Fique atento ao que indica a fabricante no manual do proprietário do veículo.
Entre os defeitos mais comuns estão vazamento do fluido e perda de pressão na absorção de choques, no caso do amortecedor. Nos componentes de borracha, entre as falhas estão ressecamento ou ruptura. Nos articuláveis, o aparecimento de folgas é comum.
Precisando verificar a suspensão do seu carro? Procure o Auto Center Pai e Filho e tenha a certeza do melhor serviço para o seu veículo.
Fonte: estadao.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário