Item comum em carros de luxo e disponíveis em compactos premium, o teto solar deve ser revisado pelo menos uma vez por ano. O serviço inclui a limpeza e lubrificação das caneletas. Os problemas mais comuns são causados por agentes externos. Em geral, estão relacionados com a quebra do vidro ou dos cabos que movimentam os componentes do sistema.
O que pode acontecer sem interferências externas é uma desprogramação eletrônica, originada por uma queda de tensão da bateria, por exemplo.
O funcionamento do teto solar é similar ao dos vidro elétricos, com a vantagem de o risco de o conjunto ser acionado por acidente ser raro. Por isso, nem sempre há sistemas antiesmagamento.
Os principais cuidados são com crianças brincando no carro. Uma pode acionar o fechamento do teto, enquanto outra se projeta para fora do veículo, com risco de haver ferimentos.
Ao estacionar o carro ao ar livre, o motorista deve se lembrar de nunca deixar o teto aberto, seja total ou parcialmente. Se chove, a água inundará não apenas as entranhas do sistema, como todo o interior do veículo, o que pode causar danos inclusive a componentes elétricos.
Precisando revisar o teto solar do seu carro? Venha conhecer o Auto Center Pai e Filho que cuida do seu carro com confiança.
Fonte: estadao.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário