A troca de qualquer componente do carro, incluindo fluidos como o de freio, óleo de motor e da direção hidráulica, deve seguir sempre as recomendações do manual da fabricante. A principal função dos lubrificantes é reduzir o atrito entre as peças, além de evitar a oxidação, corrosão e contribuir para uma boa troca de calor. Se o produto estiver vencido ou com a qualidade comprometida, poderá prejudicar o funcionamento do carro. Existem produtos específicos para cada tipo de aplicação. Confira a seguir os mais usados.
MOTOR
O nível do óleo deve ser verificado com o motor frio. A vareta serve para medir a quantidade de óleo no cárter e deve ficar entre as marcas “mínimo e máximo”. A troca deve ser feita, em média, a cada 10 mil km ou seis meses para evitar o superaquecimento, borras e desgaste das peças.
FREIO
É ele que transmite a pressão que aciona as pastilhas e lonas do sistema de freios. A verificação deve ser feita a cada 30 dias.
DIREÇÃO
Em média, a troca desse lubrificante é feita entre 35 mil e 50 mil km. Se estiver fora de validade, pode causar ruídos e danificar as engrenagens. O fluido é altamente inflamável, por isso, é preciso ter cuidado com vazamentos.
ADITIVO PARA ÁGUA
O fluido refrigerante evita ferrugem e estabiliza a temperatura interna do motor. É preciso usar a mistura na quantidade especificada no manual do carro.
LIMPADOR DE PARA-BRISA
Nunca use detergente doméstico no reservatório de água nos vidros. O produto escorre pela carroceria e danifica a pintura. Além de limpar, o aditivo correto hidrata as palhetas do limpador.
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Fonte: estadao.com.br
Imagens: Free Google
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