Óleo e combustível velhos, falta de lubrificação e excesso de umidade estão entre os problemas citados
Comprar um seminovo que rodou pouco em muito tempo parece um bom negócio, mas pode acabar virando dor de cabeça. Carros que andam pouco exigem mais manutenção e tendem a ter mais problemas em itens como motor, bateria e pneus, segundo informações da Auto Center Pai e Filho.
Quando o veículo só anda pequenas distâncias - menos que dez quilômetros ou 20 minutos -, o motor não esquenta o suficiente e não há a devida lubrificação das peças, explica Diego Aparecido, da Oficina Pai e Filho. O ideal é ligar o carro por pelo menos um terço de hora para evitar o desgaste dos itens.
Sobre lubrificação, o alerta é que o óleo vence mais rápido, devendo ser trocado no prazo descrito pelo fabricante, e não só quando a quilometragem for atingida, diz ao Blog o diretor executivo da Oficina Pai e Filho, em Londrina.
A gasolina também envelhece, por isso é recomendável não encher o
tanque quando se pretende usar pouco o carro. O derivado de petróleo começa a perder as características depois de um mês parado e pode causar entupimentos nos bicos injetores, no filtro e na boia, por exemplo. O álcool dura um pouco mais, mas sofre do mesmo problema. A dica é abastecer combustível suficiente para uma semana.
No caso do "tanquinho" dos carros flex, onde vai a gasolina para partida a frio, é importante lembrar que ele só é usado em temperaturas abaixo de 18 graus centígrados. Se esta é a média da cidade, vale encher o tanque. Se não, só até a metade já está bom. No verão, quase nada é suficiente.
Carro parado também consome bateria: itens como som, DVD, alarme e outros que ficam com o LED aceso mesmo quando o motor está desligado podem levar à descarga em período de uma a duas semanas. Desligar a bateria pode evitar esse consumo e eventuais problemas decorrentes dele.
O escapamento e o ar-condicionado dos veículos que rodam pouco sofrem do mesmo problema: acúmulo de água. No caso do cano de descarga, o líquido está no combustível - no álcool, especificamente, que no Brasil faz parte da composição da gasolina - e, quando se deposita, pode gerar corrosões e furos. A manutenção frequente é a dica para prevenir situações.
Já no ar-condicionado, a umidade está nos dutos de ventilação interna, o que pode levar ao desenvolvimento de fungos e consequente cheiro ruim. A indicação do Diego é desligar o ar frio e ligar o ar quente, logo antes de chegar em casa, para secar os canos. Trocar os filtros também ajuda.
lista de itens que sofrem desgaste quando o carro não sai muito da garagem ainda inclui os pneus. A cinta de metal, que fica na parte de dentro do artigo e lhe confere resistência, pode acabar deformando na rodagem e gerando o chamado "pneu quebrado", quando o formato não é redondo como deveria. Para evitar esse problema, é importante fazer a calibragem sempre antes de sair com o veículo.
Custo extra e inspeção veicular
Além dos estragos já citados, os itens tendem a necessitar de manutenção antes do prazo regular, de quem usa o carro todos os dias. Na entrevista ao Blog, o chefe da oficina, estima que o custo da revisão fique entre 30 e 40 porcento mais caros.
E não adianta querer economizar nesta parte: itens comprometidos pela baixa rodagem podem fazer o carro ser reprovado na inspeção veicular.
Tendo dúvidas, procure a Auto Center Pai e Filho.......serviço honesto e de ótima qualidade.vem para cá........
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