Você já se perguntou quando substituir os pneus do seu carro? As condições dos pneus é fundamental para a segurança, desempenho e eficiência de seu veículo. A maioria dos pneus é projetada para fornecer um desempenho similar ao longo de suas vidas. No entanto, a certa altura eles começam a perder desempenho em termos de capacidade de tração e frenagem. Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar a decidir se é hora de comprar um novo conjunto de pneus e evitar gastar mais do que necessário.
Passos
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1
Entenda que a função principal da superfície de um pneu é desviar a água para melhorar a tração e evitar a aquaplanagem em estradas molhadas. Quando eles ficam carecas, e a profundidade dos sulcos é menos do que 1,6 mm, eles deixam de oferecer segurança.
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2
Verifique o padrão dos sulcos. Procure pelos "indicadores de desgaste". Estes são pequenas barras de borracha localizadas no interior dos sulcos. Dê uma olhada entre os sulcos e você verá que o início dessas barras começa a se formar entre eles, ou que atravessa o pneu. À medida que os pneus se desgastam, estas barras se nivelam com os sulcos. Quando isso acontece, é hora de substituir os pneus.
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3
Verifique o desgaste fazendo o teste da moeda. Coloque uma moeda de R$1 entre os sulcos, na parte mais grossa do pneu.
- Se a parte dourada da moeda ficar quase que totalmente visível é sinal de que o pneu deve ser trocado imediatamente.
- Se a parte dourada ficar coberta, ou seja, se a profundidade dos sulcos for igual a da parte dourada da moeda, os pneus não precisam ser trocados.
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4
Use um medidor de profundidade (paquímetro). Esse instrumento mede com precisão a profundidade dos sulcos e pode ser encontrado em lojas de peças para automóveis por um preço bem acessível.
- Alternativamente, pode ser mais fácil ir ao seu mecânico e pedir-lhe para verificar isso para você; provável ele fará isso de graça se você for um cliente regular.
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5
Fique por dentro dos requisitos legais. Pneus desgastados devem ser substituídos por uma questão de bom senso para garantir a segurança, porém, existem também requisitos legais sobre quando substituir pneus gastos. O Código Nacional de Trânsito determina que a profundidade mínima dos sulcos não seja inferior a 1,6mm.
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6
Tome nota de qualquer desgaste irregular. Isto pode indicar um desalinhamento da roda, a necessidade de rotação do pneu, ou de ambos. Desgaste irregular dos sulcos é um sinal de que você precisa fazer uma revisão no seu carro.
- Se o desgaste irregular é extremo ou se os pneus se desgastam muito mais rápido do que o esperado, leve o seu automóvel a uma oficina para verificar a suspensão e corrigir, se necessário, antes de substitui-los. Alinhamento inadequado ou peças de suspensão desgastadas pode reduzir drasticamente a vida útil de um pneu.
- Uma boa ideia é trocar os pneus da frente com os de trás, em pares. Pegue os dois pneus dianteiros e os coloque no lugar dos traseiros, e vice-versa.
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7
Substitua-os pelo menos a cada seis anos. Se você não tiver certeza de quando trocar, verifique a data de validade. Essa data vem gravada nos pneus onde você vê “DOT XXXX XXXX (SSAA)”. SS corresponde ao número da semana e AA ao ano de fabricação. Verifique também o manual do proprietário para obter recomendações específicas relacionadas ao seu carro.
Dicas
- Em carros com tração nas quatro rodas você deve substituir os quatro pneus ao mesmo tempo, se for recomendado no manual do seu serviço. Diferenças no diâmetro, mesmo devido a diferentes estados de desgaste, pode danificar permanentemente as diferenciais.
- Se você notar um desgaste irregular nos pneus dianteiros, é provável que o eixo dianteiro esteja fora de alinhamento. Isto deve ser verificado e, se possível, mudar os pneus para a parte traseira (alguns veículos diferenciam em tamanhos na frente e traseira). Os pneus traseiros estão provavelmente em ordem, e os irregulares, após serem colocados na traseira, começarão a corrigir-se.
- O desgaste de pneus não é perfeitamente uniforme, por isso não deixe de inserir a moeda em vários pontos dos pneus. Eles geralmente apresentam mais desgaste no interior, porém, os exageradamente cheios irão desgastar mais no meio.
- Teste todos os seus pneus e, se possível, substitua-os ao mesmo tempo. Pneus incompatíveis não fornecerão o mesmo desempenho, segurança e eficiência.
- Mantenha-os corretamente calibrados.
- Os graus de desgaste dos sulcos são uma indicação da taxa de desgaste de um pneu. Quanto mais alto for o número, mais longa será a vida útil do pneu.
- A data de validade é a partir da data de fabricação, não da venda, já que eles deterioram mesmo estando armazenados.
- Pneus envelhecem mais rápido em climas mais quentes.
Avisos
- Na hora da compra certifique-se do tamanho certo para o tipo do seu veículo e jantes (rodas). Alterar pneus de baixo perfil pode exigir a compra de calotas maiores, de modo que a circunferência exterior do pneu não fique alterada. Tamanho incorreto ou sulcos incompatíveis também pode reduzir a pressão dos pneus se o veículo estiver equipado com um Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus.
- Pneus nunca devem entrar em atrito contra os para-lamas ou qualquer outra parte de seu carro. Se houver atrito quando o automóvel faz uma curva ou passa sobre uma elevação na superfície, eles não são compatíveis ao seu carro, não importa se eles, aparentemente, estejam em ordem. Corrija isso para evitar acidentes.
- Tenha cuidado ao girar os pneus, especialmente quando trocando-os para jantes diferentes . Muitos pneus modernos têm um sentido e método de rotação específicos. Consulte o fabricante ou o revendedor para detalhes.
- Se acontecer de você notar fios de metal entre os sulcos ou desgaste nas laterais do pneu, nem mesmo se incomode em fazer o teste da moeda – substitua-o imediatamente. O aparecimento de fio é raro, então, mesmo que outros indicadores de desgaste digam o contrário, o fio é um sinal de necessidade imediata de substituição, para evitar que o pneu estoure quando você estiver acelerando na estrada.
- A possibilidade de aquaplanagem é maior quando os pneus estão carecas. O risco aumenta à medida que o pneu desgasta. Isto pode acontecer mesmo se o pneu não estiver totalmente desgastado. Pneus com um desgaste de 50% têm menos chance de evitar uma aquaplanagem, do que pneus com 10% de desgaste.
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